Cassandra e Trelawney

  
Camila. H.

Profetiza Cassandra

          A mitologia está presente em nosso dia a dia. Em filmes, seriados e livros, ela é constantemente resgatada e utilizada como fonte de criatividade de diversos autores. Um exemplo recente que podemos comentar é o da Professora de Adivinhação, Sibila Trelawney, da famosa série de livros Harry Potter, da escritora britânica, J.K. Rowling.
A história de Trelawney resgata o triste conto mitológico de Cassandra, sendo a professora a tataraneta da profetiza, herdando não apenas os seus poderes, como também, a tão terrível maldição de ser desacreditada e vista como uma louca pela maioria da população de sua comunidade.
Cassandra foi uma profetiza, filha do rei Príamo e da rainha Hécuba de Tróia e irmã gêmea de Heleno, que ajudou na derrota de Tróia, sob tortura dos gregos. Segundo o mito, Cassandra e Heleno receberam seus poderes enquanto dormiam no templo de Apolo, duas serpentes lamberam suas orelhas, tornando-as capazes de ouvir as vozes dos deuses. No entanto, a jovem apenas tornou-se uma profetiza, quando Apolo ensinou-lhe os segredos da profecia, depois deste ter se apaixonado por sua bela e devota servidora.
Sibila Trelawney
Todavia, quando Cassandra se recusou a dormir com o deus, Apolo lançou uma terrível maldição, dizendo que ninguém jamais acreditaria em suas predições, fazendo com que a profetiza fosse vista como uma louca por todos e fosse obrigada a ver as desgraças acometidas à sua terra duas vezes, uma vez que ninguém acreditava nas suas profecias de acontecimentos catastróficos, fazendo com que ela nunca pudesse impedi-las.
Essa visão da população troiana da loucura de Cassandra é refletida na visão da população bruxa e, principalmente, dos alunos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts da total demência da Professora de Adivinhação, com a diferença que esta não foi totalmente desacreditada e obrigada a ver suas predições tornarem-se realidade, graças a uma única pessoa, e da visível inferioridade de seus poderes em relação da poderosa profetiza da mitologia grega, Cassandra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário